18-10-2017

Tem 12 anos e 17 golos em oito jogos nos sub-17. Youssoufa Moukoko está a dividir a Alemanha




A idade de Youssoufa Moukoko está a dividir a Alemanha e já é tema de conversa no mundo do futebol. O jovem avançado do Borussia Dortmund tem 12 anos mas já joga nos sub-17 do clube germânico, ou seja, três escalões acima da sua idade. Em apenas oito jogos fez 17 golos, mas que chama mais a atenção é a sua envergadura... para a idade que tem

Mas não é só a sua envergadura que levanta dúvidas. Há quem diga que futebol do miúdo de 12 anos é muito adulto para a sua idade. Internacional sub-16 pela Alemanha, Youssoufa Moukoko, nasceu em Yaoundé, nos Camarões, a 20 de novembro de 2004, como consta no seu passaporte.

A polémica sobre a sua idade levou o Borussia Dortmund a explicar-se. O treinador dos sub-23 do clube questionou a idade do avançado, algo que não caiu bem no Dortmund.

"Com o Youssoufa imagino que a idade tenha sido meramente indicativa. Pode ser que talvez ele seja um ou dois anos mais velho, mas de certeza de que não tem 17 anos. Tudo isto é muito difícil para ele. Não o podemos culpar em nada, o miúdo não pretende enganar ninguém", comentou Timo Preus, em entrevista ao site 'Spox'.

Lars Ricken, coordenador da formação, não gostou dessas palavras e defendeu que Youssoufa Moukoko tem mesmo 12 anos.

"Ele tem mesmo 12 anos. É um facto e não há qualquer dúvida em relação a isso. Têm sido publicadas algumas notícias sobre ele que são uma verdadeira desilusão. Está a jogar nos sub-17 porque acreditamos que em termos desportivos aquele é o escalão ideal para ele. Joga numa equipa muito boa e tem companheiros que o apoiam muito bem", disse o antigo internacional alemão.

Também o pai do jogador veio a terreno defender o seu filho, declarando que Youssoufa Moukoko tem a idade que está nos seus documentos.

"Não há nada de errado com a sua idade. Assim que nasceu, fomos regista-lo na embaixada alemã em Yaoundé [capitão dos Camarões]. Ele tem um certificado de nascimento alemão", declarou Joseph Moukoko, pai do jogador.

Youssoufa Moukoko chegou ao St. Pauli em 2014 e, dois anos depois, mudou-se para o Borussia Dortmund. Na época passada impressionou tudo e todos ao marcar 33 golos em apenas 15 jogos oficiais, nos sub-15 do clube. Esta época leva 17 em oito jogos nos sub-17 do Dortmund. Na seleção sub-16 da Alemanha tem três golos marcados em quatro jogos.

Este é mais um caso de um jogador de origem africana a ter suspeitas sobre a sua idade. Recentemente a Itália viveu caso semelhante, com a imprensa transalpina e não só, a questionar a idade de Joseph Minala, jogador dos juniores da Lazio.



12-10-2017
Fonte: Sapo Desporto