18-10-2017

Minsheng candidata-se à compra de parte do Novo Banco com IPO no horizonte




A notícia é avançada pelo Jornal Económico. A sociedade financeira que opera a partir de Hong Kong está a estudar o Novo Banco desde o roadshow que decorreu em Março/Abril.

O China Minsheng Financial Holding Corporation Limited (CMFH) está na corrida ao Novo Banco como Cornerstone Investors o que significa que se candidata à compra de uma participação no Novo Banco, que tanto pode ser minoritária como maioritária, mas tem de ser uma participação de referência, e com o compromisso de uma Oferta Pública Inicial (IPO) do resto do capital, pois o Novo Banco tem de ser vendido 100% até ao fim de Agosto de 2017 (prazo limite dado por Bruxelas), avança o Jornal Económico.

A notícia de que o Minsheng Financial está na corrida à compra do Novo Banco, foi avançada pelo jornal Público ontem que diz também com a assessoria do banco liderado por José Maria Ricciardi.

A sociedade financeira que opera a partir de Hong Kong está a estudar o Novo Banco desde o roadshow que decorreu em Março/Abril. Sendo que só agora, na preparação final da proposta, contrataram o Haitong Bank como assessor financeiro.

O China Minsheng Financial é uma sociedade de serviços financeiros, constituída há dois anos, que opera a partir de Hong Kong, não sendo por isso o banco Minsheng o autor da proposta.
Este é aliás o único candidato à modalidade de venda em mercado, diz o Jornal Económico que cita fonte ligada ao processo.
No entanto prosseguem as negociações com os candidatos à venda directa, prioritária no processo. Os candidatos são o BPI; o Apollo/Centerbridge; o Lone Star e o BCP. Só se daqui não resultar um acordo é que avançam para uma operação de mercado.



04-10-2016
Fonte: Económico