18-10-2017

Oitante conclui venda do Banif Malta e é reembolsada de 5 milhões de euros




Pode dizer-se que foi um processo demorado, pois passaram quase 10 meses desde que a operação de venda foi assinada em Dezembro de 2015.

A Oitante, liderada por Miguel Barbosa, concluiu hoje, dia 4 de outubro de 2016, o processo de alienação à Al Faisal International for Investment Malta Limited da sua participação representativa de cerca de 78,46% do capital social do Banif Bank (Malta).

"O desfecho desta operação de venda ocorre após terem sido verificadas todas as condições estabelecidas na documentação contratual da operação assinada em Dezembro de 2015 e posteriormente aditada em Junho de 2016, incluindo a obtenção de autorização pela Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu", diz o comunicado.

No fecho da operação a transacção foi acima dos 18,4 milhões de euros previstos inicialmente, e o veículo que ficou com activos do antigo Banif vai receber mais 5 milhões. Segundo o comunicado: "a conclusão deste processo de venda assegura ainda que a Oitante seja reembolsada de um empréstimo subordinado no montante de 5.000.000 de euros (cinco milhões de euros)".

"Por fim, esta operação visa permitir a capitalização do Banif Malta com vista a fortalecer os requisitos prudenciais aplicáveis, bem como a criação de condições para a sustentabilidade desta entidade e, consequentemente, a preservação de postos de trabalho", diz a nota enviada às redacções.



04-10-2016
Fonte: Económico